Tabardo

De BCSWiki

O Tabardo é um dos componentes principais do Decoro utilizado nas atividades do grupo. Na maior parte das vezes o tabardo é utilizado nos treinos de Swordplay, mas também podem ser utilizados em Festividades e é obrigatório para algumas graduações durante torneios e para todos que estiverem representando o grupo em torneios externos.

O Tabardo é um símbolo do grupo, é uma identificação visual reconhecida e respeitada por vários outros grupos de Swordplay e atividades medievalísticas. Por isso é importante o integrante respeitar e entender que enquanto utiliza o Tabardo da BCS, ele não está sozinho, e sim carregando com ele a história, as honras e glórias do grupo.

Desenho do tabardo padrão da BCS

QUANDO USAR?[editar | editar código-fonte]

O tabardo da BCS só pode ser utilizado por integrantes da BCS que possuem pelo menos 2º Patamar.

Ele é obrigatório para integrantes dos 3º e 4º Patamares quando estes estão competindo em torneios internos ou externos, realizando Graduação ou representando a BCS em algum evento externo.

O tabardo pode ser utilizado por cima de vestimentas medievalísticas para festas ou feiras medievais, como parte de figurino, contanto que o usuário seja integrante e tenha no mínimo 2º Patamar.

ESPECIFICAÇÕES[editar | editar código-fonte]

O tabardo consiste em um modelo aberto nas laterais, onde é divido em duas faixas de cores em que - visto de frente ou pelas costas - o vermelho bordô fica no lado esquerdo e o azul royal no lado direito. No centro da metade superior do tabardo, na parte frontal, o totem dos dois machados cruzados está estampado em prata com contornos pretos. As laterais são unidas por cordão preto que passam por seis ilhóis em cada um dos lados. A gola é em "V" lisa na parte da frente e "U" alto na parte traseira.

CONFECÇÃO[editar | editar código-fonte]

No grupo, existem integrantes consagrados como Alfaiates que conhecem os padrões exigidos pelo grupo para a confecção de tabardo e podem orientar ou mesmo confeccionar tabardos.

Se algum integrante desejar confeccionar seu próprio tabardo, ou pedir para uma costureira confeccioná-lo, ele deve consultar orientação dos integrantes da Alfaiataria para garantir que ele seja aprovado pela Duquesa dos Bosques.

DIVISAS[editar | editar código-fonte]