Batalha Cênica Salvador

De BCSWiki
(Redirecionado de BCS)
Bcs grupo 2017.jpg

INFORMAÇÕES

SURGIMENTO

A Batalha Cênica Salvador tem como data de criação o dia 21 de abril de 2008, inicialmente com o nome de Batalha Campal Salvador, mudando para a terminologia atual (e mais correta) no final de 2009.

Apesar de ter sido projetada antes desta data, a primeira atividade do grupo - um treino que mais foi um teste de armamento acolchoado - aconteceu neste dia com o comparecimento surpreendente de mais de vinte (20) pessoas, a maioria amigos de RPG do fundador e integrantes da COFENIX.

FILOSOFIA

Por ter sido criado por mãos de rpgistas, a BCS teve seu início voltado para o LARP, mesmo com treinos e torneios, eles eram todos dependentes do cenário de larp criado.

Esta filosofia foi dominante no grupo até o início de 2011, quando o grupo sentiu a necessidade de desenvolver a qualidade combativa levando a separar o Swordplay do LARP. O grupo evoluiu com o tempo e hoje a BCS pratica várias modalidades, entre elas a parte artística medievalista com a Confraria Artística, o estudo e treinamento da esgrima histórica com o HEMA, além de praticar a Arquearia Tradicional.

O LOGO DO GRUPO

O logo (brasão) do grupo contém as cores do seu estado sede (Bahia), sendo a cor vermelha alterada para o Vinho (Vermelho Borgonha), o azul para o Azul Royal (Azul Klein) e o branco para Prata, sendo estas modificações por conta da temática medieval do grupo.

Significado das cores

  • Vinho: Simboliza o espírito fervoroso e guerreiro do povo baiano que batalhou de verdade pela sua independência, sendo portanto o componente mais predominante do símbolo e tem preferência como primeira cor visível (esquerda-cima) em qualquer arte do grupo que contenha suas cores.
  • Azul Royal: Simboliza o mar que banha as terras de Salvador, além de inspirar o desenvolvimento intelectual do grupo.
  • Prata: Representa a aspiração à maestria da criação e uso de equipamentos medievais (acolchoados ou não).

Significado dos chanfros, formatos e totens

  • Chanfro horizontal em ameias: Representa a natureza de Fortaleza da Cidade de Salvador, bem como reforço ao significado marinho do azul acima do chanfro.
  • Machados cruzados: Realça o espírito guerreiro dos integrantes, além do machado representar um equipamento acessível e poderoso, que reflete na filosofia do grupo de ser forte e acessível a todos. Eles cruzados representam uma postura "pronta para batalha", que está refletida na característica proativa do grupo em realizar e organizar s mais variados tipos de atividades.
  • Formato "Heater" do escudo: Típico da heráldica francesa, o formato do escudo reflete a fonte de inspiração francesa dos títulos de nobreza e roupagem da maior parte do grupo.
  • Tipo da sigla na parte superior: O tipo escolhido contém serigrafia estilizada em forma latina, para reforçar a origem do grupo.
Grupo BCS em formação de batalha

HIERARQUIA DO GRUPO

O grupo possui uma hierarquia de funções inspiradas em títulos nobres da história medieval europeia, cujas responsabilidades se encaixam o melhor possível com o conteúdo histórico destes títulos. A hierarquia foi definida e modificada várias vezes durante os anos do grupo, chegando atualmente a um formato conciso e funcional como mostra o seguinte diagrama:

Hierarquia da BCS

Todos Membros que possuem algum dos títulos acima é considerado um nobre. Formalmente existem três níveis na nobreza da BCS: A Realeza, a Nobreza e os Honorários. Informalmente, os membros da realeza são chamados de Alta Nobreza, e o restante dos nobres chamados de Baixa Nobreza. Para saber mais, visite a página de Títulos.

Durante encontros, eventos e outras atividades externas, a BCS pode formar uma equipe com títulos de nobreza adversos aos oficiais, apesar de ser comum o contínuo respeito àqueles que possuem tais títulos.

EQUIPAMENTOS E VESTUÁRIO

A Forja

O grupo confecciona quase a totalidade de seu equipamento utilizado nas Atividades, sendo algumas básicas disponibilizadas para treinos de Recrutas e outras possíveis de ser vendidas pelos forjadores do grupo. Equipamentos comprados por qualquer pessoa ou empresa que não os forjadores, deve passar pela inspeção do respectivo Marquês(a) ou Barão(onesa) da atividade a qual o equipamento será usado.

Para conhecer melhor os equipamentos mais comuns utilizados na BCS, visite a página do Arsenal.

O vestuário para todas as atividades do grupo são detalhadas na parte de Decoro. Para aqueles que recém entraram no grupo, é dado um tempo para que o integrante busque estar de acordo com o decoro do grupo, sendo que a fiscalização e orientação desta parte é feita pelo Duque Cultural.

Em geral sugerimos também o uso de protetor solar e levar garrafa com água para evitar desidratação durante as atividades.

ATIVIDADES

Coral da Confraria durante Coletivão

Em geral as atividades ocorrem no Parque da Cidade, aos domingos, entre 13h00 e 17h00. Entretanto os integrantes devem ficar atentos ao Calendário Previsto, pois podem existir várias atividades fora da programação normal.

Para saber melhor como chegar nestes locais, veja esta página.

Existem cinco principais atividades praticadas pelas BCS:

  • Swordplay Boffering, ou somente Swordplay, é uma atividade de simulação de combate com equipamentos medievalísticos, sendo que estes equipamentos são acolchoados. É proibido acertar no rosto, seios e genitálias, além de ser totalmente proibido o uso de força, o que força os lutadores a serem ágeis e ter bastante conhecimento técnico.
  • LARP é uma atividade interativa, onde os jogadores se vestem e interpretam personagens fictícios, interagindo entre si com adereços ou técnicas que simulem conflitos. É uma atividade extremamente rica, que desenvolve a capacidade de improviso, habilidades sociais e a criatividade.
  • HEMA é uma sigla para Arte Marcial Histórica Europeia, que é um esporte precessor da esgrima moderna, onde os atletas treinar e desenvolvem suas técnicas baseados em um conjunto de conhecimentos de manuscritos históricos, se utilizando de proteções e armamentos modernos. Como toda arte marcial, o HEMA promove a disciplina, autoconhecimento e condicionamento físico.
  • Arquearia Tradicional é uma das atividades mais procuradas da BCS, pois os benefícios da prática da arquearia, além de sua elegância e capacidade de desenvolver concentração, paciência e autoconhecimento se une a imagem heroica dos arqueiros de vários ícones nos filmes, contos e na própria história da humanidade.
  • A Confraria Artística é o braço mais belo do grupo, onde os integrantes desenvolvem dotes de música, dança, canto, recitam poesias e também atuam em peças criadas pela própria confraria. É a veia artística do grupo que une mais ainda os laços dos integrantes da BCS, além de trazer aos confrades benefícios sociais e pessoais sem igual.

BCS AO LONGO DOS ANOS