Torneio das Rapinas

De BCSWiki
Flechas001.jpg

CONCEITO[editar | editar código-fonte]

O Torneio das Rapinas é um torneio interno da BCS criado para ser feito individualmente e online (pela internet). O Torneio tem um formato semelhante ao TAV, onde os integrantes marcam suas provas, filmam sem cortes e mandam os vídeos para a marquesa de arquearia para avaliação dos resultados.

O Torneio é dividido em três etapas:

  • Etapa Caça da Coruja (Consistência)
  • Etapa Ataque do Falcão (Velocidade)
  • Etapa Olho de Águia (Precisão)

INSCRIÇÃO & REQUISITOS[editar | editar código-fonte]

Para se inscrever no Torneio das Rapinas, o integrante deve preencher os pré-requisitos (abaixo) e se registrar juntamente com a marquesa da arquearia - atualmente a Rainha Renata Barros.

  • Requisitos
    • Ser integrante da BCS
    • Somente será permitido arcos próprios para Swordplay Boffering, feitos preferencialmente de PVC
      • O arco deve ter potência máxima de 30 lbf (~15 kgf)
      • Caso o arco seja de outro material, deve ser um recurvo e sua potência com 25 lbf (~14 kgf) ou menos
    • Pelo menos 3 flechas de swordplay com ponta macia com no mínimo 5cm de diâmetro

GRAVAÇÃO E ENVIO DA PROVA[editar | editar código-fonte]

Todas as etapas devem ser marcadas com dia e horário, dentro do prazo estabelecido para cada prova, juntamente com a marquesa.

Todos os competidores devem gravar suas provas, mostrando o equipamento, a data e horário mostrando em outro celular ou em um computador o site Hora Certa, ou um jornal, ou alguma outra forma que seja possível provar a data e horário da prova. A gravação pode ser feita por celular, webcam ou câmera, ao lado do arqueiro voltado pro alvo em um ângulo que seja possível avaliar se a flecha acertou ou não o alvo.

A gravação não pode conter cortes ou edições, sendo desta forma enviada para a marquesa dentro do prazo estabelecido.

É importante escolher um bom ângulo, pois se houver alguma dúvida, o disparo será contado como erro.

Remarcação de Prova[editar | editar código-fonte]

Caso o alvo, arco ou flecha danifique durante a prova de forma que impossibilite sua continuação, o arqueiro poderá comunicar a marquesa, enviando o vídeo mostrando a prova e o equipamento danificado e solicitar a remarcação da prova. Caso a marquesa ache pertinente e justo, ela pode remarcar a prova do competidor.

ETAPA - CAÇA DA CORUJA[editar | editar código-fonte]

Coruja-arco.jpeg

Esta etapa o competidor terá que confeccionar uma bola de qualquer material que não pode ter mais que 10cm de diâmetro.

A bola ficará pendurada por uma corda fina e resistente (fio de nylon, de sapateiro ou um paracord fino são os mais recomendados), ou suspensa por alguma haste fina de no mínimo 15cm de comprimento até sua base (o objetivo é que através do vídeo seja possível diferenciar quando a flecha acertou a haste ou a bola). A bola deve estar em uma altura entre 100 e 150cm do chão.

O arqueiro ficará a 5 metros de distância e fará 5 séries de 3 disparos, totalizando 15 disparos.

Em geral, o competidor deve atirar três flechas, buscar elas, atirar novamente as três, e assim consecutivamente até fechar as 5 séries.

Caso a bola saia do lugar, o arqueiro pode interromper os disparos da série para ajeitar - ou pedir para alguém ajeitar - a bola e recomeçar.

Caso arqueiro tenha mais flechas, ele pode atirar várias séries seguidas antes de pegar as flechas, mas sempre em múltiplo de 3, até completar os 15 disparos.

Serão contabilizados apenas acertos de frente e em cheio. Se houver dúvidas se a flecha pegou de raspão ou bateu com a haste, será contabilizado como erro.

Cada acerto contabiliza 1 ponto, cada erro contabiliza 0.

ETAPA - ATAQUE DO FALCÃO[editar | editar código-fonte]

Falcao-arco.jpeg

Nesta etapa a câmera deve pegar também o arqueiro, assim sugerimos colocar o celular atrás do arqueiro, sendo que ainda focalize o alvo, de forma que dê para ver o arqueiro e o alvo ao mesmo tempo.

O alvo será um disco de 30cm de diâmetro que pode ser de papelão, EVA ou de qualquer material que dê para colocar próximo a uma parede. Recomendamos, para não sujar a parede, colocar uma toalha ou outro tecido entre o alvo e a parede. A ideia é deixar o alvo próximo a parede, com cor que contraste com o fundo, pendurado por um fio ou suspenso por alguma haste com no mínimo 15cm até sua base, para que seja possível distinguir se a flecha acertou o alvo ou a haste. O centro do alvo deve ficar entre 100 e 150cm de altura em relação ao chão.

O competidor ficará a 5 metros de distância do alvo.

Inicialmente antes de cada série, as flechas devem estar em qualquer posição que o arqueiro prefira, exceto armada no arco. Serão três séries de três disparos, onde o que importa é realizar os três disparos em no máximo 10 segundos.

O tempo será contado a partir do momento que o arqueiro pega na primeira flecha até a terceira flecha ser disparada ou o tempo acabar. Caso a terceira flecha não tenha ainda sido disparada antes do fim do tempo, TODA a pontuação feita nesta série será zerada. Por isso é importante o alvo estar bem preso e próximo a uma parede ou muro, pois será bom para o competidor o alvo não sair do lugar, o que fará que ele perca a série.

Caso o alvo caia, o arqueiro perderá a série - sendo assim de extrema importância que o competidor teste antes da prova se o alvo está firme o suficiente para aguentar os disparos.

Pontuação:

  • Se os três disparos forem, indubitavelmente, no centro do alvo e dentro do tempo limite: 5 pontos
  • Se os três disparos acertaram o alvo dentro do tempo limite, mas algum deles não foi no centro ou foi duvidoso: 3 pontos
  • Se atirou as três flechas dentro do tempo limite, mas errou o alvo pelo menos uma vez: 1 ponto
  • Não acertou o alvo em nenhum dos disparos: 0 pontos
  • Ultrapassou o limite do tempo, independente dos acertos: 0 pontos

ETAPA - OLHO DE ÁGUIA[editar | editar código-fonte]

Aguia-arco.jpeg

Nesta etapa o alvo será um quadrado de no mínimo 40x40cm com um furo circular de no máximo 12cm de diâmetro no centro da placa. Recomenda-se pelo menos 3 camadas de papelão coladas, EVA Tatame de 10mm ou mais de espessura ou qualquer material aproximadamente rígido aos anteriormente mencionados. O alvo pode ficar pendurado por cordões ou suspenso por uma haste, neste caso o importante que a placa esteja presa o suficiente para não sair do lugar caso a flecha acerte a placa. A placa deve estar suspensa de forma que o centro do furo fique entre 100 e 150cm de distância do chão.

O arqueiro deve ficar a 5 metros de distância do alvo.

O objetivo é atirar uma flecha de forma que ela passe através do furo. Nesta etapa, o critério será considerado válido como acerto somente quando pelo menos 1/3 da flecha conseguiu passar pelo furo, por isso não se deve colocar o alvo muito próximo a uma parede ou muro.

Serão feitas 3 séries, sendo que cada série pode ter até três disparos.

No entanto, para cada série, a pontuação será contabilizada na primeira flecha, das três, que passar pelo furo, da seguinte forma:

  • Se for a primeira flecha disparada passar pelo furo: 5 pontos
  • Se for a segunda flecha que passou pelo furo: 3 pontos
  • Se for a terceira flecha que passou pelo furo: 1 ponto

PREMIAÇÃO[editar | editar código-fonte]

Serão somados os pontos de cada etapa.

O ranking final será daquele que tiver mais pontos para o menor.

No caso de empate de pontos, o primeiro desempate é maior pontuador na etapa da coruja e o segundo desempate na etapa da águia.

Serão premiados com medalha e campeões do desafio o primeiro, segundo e terceiro colocados.