Barn Av Einherjar

De BCSWiki
Grupo Barn Av Einherjar

Logo do Barn Av Einherjar

Informações Gerais[editar | editar código-fonte]

  • Nome: Barn Av Einherjar
  • Apelido: Barn Av
  • Lema:
  • Data de Fundação: 09/2010
  • Data de Encerramento das Atividades: 05/2018
  • Município/Estado Sede: Campinas/SP
  • Site:
  • Comunidade de Orkut: Orkut
  • Página oficial no Facebook: Facebook

Descrição do Grupo[editar | editar código-fonte]

O Clã Barn av Einherjar foi o primeiro grupo praticante de esgrima histórica medieval no Brasil e o fundador dessa modalidade. O grupo basea-se na cultura nórdica. Apesar disso, seus membros treinam vários estilos de combate armado, advindos de várias sociedades do mundo e de várias épocas, desde a europa medieval até o extremo oriente. Seu nome significa "Filhos dos Einherjar". Um Einherjar era um guerreiro que após morrer em batalha era recebido no Valhalla, onde lutava durante o dia e se banqueteava à noite à espera do Ragnarök, quando lutaria ao lado dos deuses contra os gigantes.

Como já dito, o grupo pratica Esgrima Medieval, algo diferente da Batalha Campal. Seus equipamentos são feitos para simular as armas reais tanto no formato quanto no peso, e suas regras de combate focam-se na reprodução de um golpe ideal, não apenas em acertar seu oponente.

Local de Atividades[editar | editar código-fonte]

Os treinos eram realizados aos sábados na Praça da Paz, na UNICAMP (Campinas-SP), com início aproximadamente às 9:30 e final de treino aproximadamente as 16h. Todo o público era convidado a participar.

Sobre os Treinos[editar | editar código-fonte]

Os treinos do grupo eram compostos por três partes: inicialmente há o treino físico, iniciado por um alongamento extenso e seguido por diversos trabalhos de fortalecimento da resistência e da força dos participantes, com bastante enfoque também no aspecto aeróbico. Em seguida o grupo realiza um treino de técnica, com todos divididos por graduação ou simulação de duelos cíclico. Por último há o treino de batalha, com todos divididos em batalhões e exércitos, tentando eliminar o exército inimigo e realizando treinamento de manobras militares oriundas e baseadas em técnicas reais de combate.

Organização[editar | editar código-fonte]

O clã Barn av Einherjar organizava-se em um sistema de graduação que reproduz a organização tanto social quanto marcial da Escandinávia durante a Era Viking. Suas graduações eram:

  • Byrjandi: iniciante que ainda não participou dos treinos iniciais. É o novato ou recruta;
  • Karl: participante que já realizou os treinos iniciais. Na sociedade viking significa "homem livre", aquele que acabou de entrar para um exército;
  • Karl Knarr: Karl reconhecido no clã e escolhido por um Helsir para ser treinado;
  • Helsir: o Helsir é responsável por manter o clã funcionando nos níveis mais básicos (além de treinar) sendo necessário ser aprovado em um teste chamado Círculo de Pedra aonde um ou mais Karl Knarr tinham que individualmente duelar e vencer todos os membros do clã, inclusive o Obere Jarl para ser aprovado e reconhecido como um Helsir entre seus semelhantes, suas responsabilidades também incluía arrumar os equipamentos comunitários. Para avançar para o nível hierárquico de Ulfhednar, além do círculo de pedra, o Helsir deve escolher pelo menos dois Karls (tornando-os Karl Knarr) para ensiná-los como funciona o clã (desde sua cultura até seus procedimentos internos) e ajudá-los a chegarem ao seu próprio nível. A palavra Helsir significa Chefe, sendo que, originalmente, eles eram os responsáveis por organizar os pequenos grupos dentro de um corpo militar, além de já possuirem seu pequeno pedaço de terra para sua subsistência.
  • Ulfhednar: ao chegar à este nível, o membro do clã já compreende as técnicas básicas do clã. Neste momento ele inicia um treino pessoal pesado, com o objetivo de evoluir tanto mentalmente quanto fisicamente. Embora um Ulfhednar esteja hierarquicamente no mesmo nível que o Helsir, suas obrigações são muito diferentes. Cabe a ele treinar o máximo que conseguir para atingir um alto grau, tanto fisicamente quanto mentalmente. Historicamente um Ulfhednar já era extremamente poderoso em combate. Seu nome significa "pele de lobo" e era comum que eles utilizassem tais peles como adornos. Eles possuíam também certo poder político.
  • Lendrmadr ou Valquíria: como Lendrmadr era um título unicamente masculino, quando o membro chega neste estágio (após um extenso treinamento), caso seja uma mulher, ela é denominada Valquíria (as filhas guerreiras de Odin que eram responsáveis por levar os mortos em combate até o Valhalla). Neste nível o membro já está em um estágio extremamente avançado. Cabe a ele treinar, organizar os Karls, Helsirs e Ulfhednars e representar o clã nos conflitos. Um Lendrmadr era dono de muitas terras (daí seu nome, landed noble ou "nobre assentado") e, portanto, possuia grande poder político. Ele era o líder de uma Aett, ou seja, de uma "família artificial" que incluia tanto os seus parentes quanto seus guerreiros subordinados. A Aett era uma repartição de um clã.
  • Jarl: comanda o clã. É o cargo supremo. Historicamente o Jarl era o líder de um clã e dono de grandes quantidades de terra. Acima do Jarl havia apenas o Obere Jarl (algo que lembraria um rei).

História de Formação e Encerramento[editar | editar código-fonte]

O grupo foi criado em setembro de 2010 por estudantes da Unicamp e entusiastas da cultura nórdica. Foi um dos primeiros grupos praticantes de esgrima histórica medieval no Brasil e o ajudou a fundar essa modalidade.

Após a saída do Jarl em 2017, os treinos foram suspensos por tempo indeterminado, mas o grupo continuou a trabalhar e atuar em workshops e feiras culturais.

Em maio de 2018, após um comunicado na página oficial do clã no Facebook, todas as atividades foram permanentemente encerradas.

Atualmente, grande parte dos membros que formavam o Barn Av, compõem agora o grupo de recriação histórica anglo-saxã Nýr Vindr. Página oficial deste grupo, no Instagram: Instagram